domingo, 23 de janeiro de 2011

Amar e deixar partir

Depois de tanto tempo eu volto aqui, tanto tempo sem escrever, guardando as ideias e pensamentos, ocupada mil vezes com as tarefa de amar.
Estou perdendo meu pai! A frase pode soar estranha , e é. O homem que me deu a vida está indo embora, pra sempre, não pensei passar por isso tão cedo, não dessa forma. Não pensei que amando tanto uma pessoa eu pediria a Deus pra deixá-la partir...
Hoje eu compartilho aqui, nas minhas histórias os 10 meses mais tristes e mais felizes da minha vida. Dentro desses 10 meses, descobrimos como nos amamos, como somos necessários uns aos outros, sofremos com a dor do outro, esperamos em Deus, na medicina, na sorte... tivemos esperança de cura, agora esperamos alívio.
Meu pai está indo embora por causa de um câncer. Descobri como filha o quanto ele foi essencial pra eu ser quem eu sou hoje. Descobri como futura profissional de saúde que nem tudo que eu aprendi é tão importante quanto saber o que o meu paciente realmente quer. Aprendi o momento de agir, e o momento de parar; descobri que eu não sou super, mas que também não sou insignificante. Estou aprendendo que a vida não segue exatamente o que eu li num livro, nem o que eu pedi a Deus, nem o que o professor me disse, muito menos um médico.
A vida tem sentido próprio, único, individual e muda pra cada um de nós, todos os momentos. Descobri o câncer mais que uma doença que mata. Vi nele a face da destruição e também a face da compaixão.
Tenho meu peito ferido, mas consolado, conformado certo de que eu fiz o que podia e o que devia. Não terei mais o meu pai comigo, não sei a partir de quando, se daqui a uma hora, a um dia, uma semana ... mas terei a certeza de que enquanto estivemos juntos, apesar de qualquer coisa nos amamos, eu fui a melhor filha e ele o melhor pai.
Agora , preciso começa a juntar forças pra terminar, sozinha o que começamos juntos.

2 comentários:

  1. Esse post foi feito 3 dias antes do meu pai morrer... será que já era um aviso do meu coração ? Não sei ... só sei da saudade imensa ...

    ResponderExcluir
  2. Que lindo vel... belas palavras, belo ensinamento.. pra vida toda!!

    ResponderExcluir